CAPINA QUÍMICA OU SANEAMENTO VEGETAL

A capina química, que é a eliminação de vegetação indesejada através do uso de herbicidas, é uma prestação de serviço autorizada pelo Inea, realizada exclusivamente por empresas prestadoras de serviço estabelecidas no território fluminense. Para o desempenho da atividade é necessário que a empresa possua uma Licença Ambiental, com habilitação em capina química. A prestação desse serviço somente poderá ser realizada com uma Autorização Ambiental específica, com prazo de validade determinado e na presença de um Responsável Técnico (técnico agrícola, engenheiro agrônomo ou florestal).

Onde pode ser realizada - A prestação desse serviço somente poderá ser realizada em estradas de ferro, pátios industriais, áreas sob redes de transmissão elétrica e aceiros de estradas de rodagem, sempre afastados de fontes de recursos hídricos e mediante rigorosa observação das informações constantes do rótulo e da bula do produto químico utilizado.

Produtos permitidos - Todos os produtos utilizados na capina química têm que estar obrigatoriamente registrados no Ibama, identificados pela sigla “NA” como agrotóxicos de uso Não Agrícola.

 

Para cada serviço prestado deverá ser solicitado ao Inea uma Autorização Ambiental, com apresentação de um PCA específico para a área onde se realizará o serviço, que inclua a apresentação de um cronograma para o exercício da atividade, a fim de permitir a elaboração de ações de fiscalização. Tanto a LAS quanto a Autorização Ambiental são concedidas com base em um Relatório de Vistoria e um Parecer Técnico elaborados por um Analista Ambiental após a realização de uma vistoria em toda a área-alvo.

Plano de Controle Ambiental (PCA) - Projeto executivo elaborado com a finalidade de concessão de habilitação e de autorização ambiental para a prestação de serviços de capina química, e deverá ter as seguintes finalidades:

PCA geral - deverá ser apresentado para a concessão da habilitação à prestação de serviços de capina química, contendo toda documentação exigida e será parte integrante do processo administrativo.

PCA específico - somente será exigido quando for solicitada a Autorização Ambiental para a realização da atividade e, neste caso, deverá apresentar informações específicas sobre o local onde ocorrerá a prestação do serviço.

GED GESTÃO DE DOCUMENTOS - UTILIZE SEU TEMPO DE MANEIRA EFICIENTE E PREOCUPE-SE COM O QUE REALMENTE IMPORTA. DEIXE O CONTROLE DE SEUS CRONOGRAMAS E LAUDOS CONOSCO. Em nosso site, oferecemos uma área exclusiva para o cliente, onde são disponibilizados cronogramas de atendimento e laudos com validação digital, substituindo o envio de documentos físicos e promovendo maior agilidade e padronização para sua empresa.

Características:

  • Permissões de acesso às informações de forma segura e controlada por hierarquia de acesso;
  • Centralização de informações de sua empresa;
  • Gestão de seus documentos em forma digital;
  • Redução de custos com impressão;
  • Evita a deterioração de documentos originais;
  • Promove o aumento de produtividade da sua empresa.

 

Com isso, você terá total controle de seus documentos.